O objetivo de projeto é desenvolver estratégia de exploração submarina. Participam robôs com tecnologia espanhola, portuguesa e francesa.

Nesta sexta-feira, novos robôs submarinos foram lançados à água na cidade de Seyne-sur-Mer, no sul da França, de acordo com a AFP. A ação faz parte de um projeto europeu que busca a criação de sistemas robóticos submarinos, que podem funcionar e se comunicar de maneira autônoma.

O objetivo do projeto, denominado MORPH (Sistema Robótico Marinho de Nós Físicos Logicamente Conectados e Auto-organizados), é desenvolver uma nova estratégia de exploração submarina.

Entre os submarinos lançados ao mar, estão o modelo “GIRONA500”, desenvolvido pela Espanha, “MEDUSA”, desenvolvido por Portugal, e “Vortex”, de tecnologia francesa.

Robô-submarino português MEDUSA, é lançado ao mar em Seyne-sur-Mer, na França (Foto: AFP Photo/Boris Horvat)
Robô-submarino português MEDUSA, é lançado ao mar em Seyne-sur-Mer. (Foto: AFP Photo/Boris Horvat)
 
Submarino-robô espanhol GIRONA500, é lançado ao mar em Seyne-sur-Mer, na França (Foto: AFP Photo/Boris Horvat)Robô espanhol GIRONA500 também participou de projeto europeu. (Foto: AFP Photo/Boris Horvat)
 
Robô-submarino francês Vortex, é lançado ao mar em Seyne-sur-Mer, na França (Foto: AFP Photo/Boris Horvat)Robô de tecnologia francesa Vortex também foi lançado ao mar. (Foto: AFP Photo/Boris Horvat)